terça-feira, 28 de dezembro de 2010

PROJETO: "3ª IDADE - MUITAS VIDAS E UMA HISTÓRIA".



Desenvolveremos este projeto de resgate de memórias, juntamente com o grupo da Terceira Idade do CONVIVER- Paranaiguara-Go, onde, através da realização de entrevistas, relatos escritos e midiáticos, coletânea de fotos, associando as lembranças do passado a sua vivencia presente registraremos as trajetórias de vida de um povo.

DISCIPLINAS: ATELIÊS INTEGRADOS, ESTÁGIO SUPERVISIONADO E QUESTÕES      MULTICULTURAIS
                           
Professora formadora: Ms. Noeli Batista dos Santos
Orientador (a) acadêmico (a): Rafael Almeida / Reijane Cunha
Acadêmico: Maria Aparecida de Lima Oliveira
 Pólo: São Simão
Delimitação da porta de entrada: Centro de Convivência da 3ª Idade “Hilário Domingues”
Metodologia:
o                    Observação do local
o                     Entrevista com a Coordenadora
        Conversa formal-Interação com os idosos.
        Participação de alguns eventos.
       Leitura de textos que serão ouvidos pelo grupo para instigar a memória das mesmas e resgatar histórias de vida dos idosos, participante do CONVIVER- Centro de Convivência da 3ª Idade -“Hilário Domingues”.
o                    Perguntas para entrevista dirigida sobre o modo de vida, do individuo em épocas passadas: tempo que reside na cidade de Paranaiguara, atividade artística que desenvolve, o que significa o CONVIVER em sua vida e quanto tempo o frequenta, como chegou até ele, acontecimento que marcou sua vida, brincadeiras de infância, Educação dos filhos, Escola, vestuários, transportes antigos, uma lembrança triste, história que marcou, vida social depois dos 60, Namoro de antes, e outras.
o                   Filmagem documentando a vivencia de cada indivíduo entrevistado fazendo comparações entre o tempo antigo e atual.
o                    Blog individual, para cada entrevistado, onde será registrado  todo material adquirido que servirá, além de fonte de informação e conhecimento, como suporte de estudos e pesquisas sobre épocas passadas de pessoas da nossa comunidade.
o                    Disponibilização de todo material colhido: entrevistas no Blog, objetos de lembranças e fotografia antigas do entrevistado. A exposição será aberta a toda comunidade, local e estudantil, para visitação, apreciação e interação, onde poderão adquirir conhecimento sobre os grandes feitos ali rememorados.

              Método de procedimentos: (referencial artístico, recursos e cronograma)
               Preparar as entrevistas
o                         Entrevistar a Coordenadora sobre o CONVIVER- Centro de Convivência da 3ª Idade “Hilário Domingues”
               Fazer leitura de textos escolhidos nos livros para instigar a memória dos idosod
               
Instigar o idoso durante a entrevista para contar historia que servirá de base para os textos de memórias.
o                          Escrever sua memória preservando seu jeito particular de contar aquilo que viveu.
o                           Registrar em forma escrita ou vídeos.
o                           Criar um blogs para os entrevistados.
o                           Fazer biografia do idoso participante
o                           Registro da ação artística que cada idoso mais gosta de desenvolver
o                           Montar painéis com fotografias antigas e atuais do idoso, de sua família e de sua cidade.
o                           Postar no blog memórias contadas por cada participante
o                          Confeccionar convites e cartazes para divulgação do evento.
o                          Disponibilizar mídias para que todos possam apreciar o material produzido no dia da apresentação.
o                          Montar uma exposição com objetos antigos colhidos dos idosos
o                  As mídias usadas (computadores, som, microfone, DVD, câmera fotográfica, projetor de imagens) e os materiais utilizados serão de recursos próprios, pessoais.
o                        O Projeto terá um prazo de conclusão que varia de 45 a 60 dias.
               . Referencial Artístico
Ecléa Bosi em seu livro “Velhos Amigos” nos mostra a importância de externar o nosso olhar sobre a memória dos idosos que nada mais é que a preservação e valorização da cultura. Em sua obra Bosi diz que ...“Contar histórias é, possivelmente, a maneira mais simples de intercambiar cultura”. Podemos perceber que ela trata a memória como ponto crucial no fundamento de toda identidade, individual e coletiva. E nos passa uma grande aprendizagem: À medida que descobri­mos o significado ampliador da memória e da experiência, realizamos o desejo de nos tornarmos todos Velhos Amigos.
Paulo Thompson em seu livro faz uma profunda reflexão sobre o uso de fontes orais, memórias e relatos, apontando suas limitações e possibilidades. 
Madalena Freire fala sobre a sensibilidade como recurso a ser desvelado, para podermos ter uma visão mais ampla daquilo a ser observado e relatado. 
Introdução À Educação Digital de Elizabeth Soares BASTOS e outros serviu como embasamento no uso das mídias necessárias para o desenvolvimento do projeto.
Observações Gerais: 
Quando iniciei o percurso tive muita dificuldade na escolha da Porta de Entrada, pois estava muito insegura, tudo era muito novo pra nós. Mas ao caminhar tudo foi clareando e entendi qual era o objetivo das disciplinas. Sei que a porta que escolhi e o objetivo do projeto a ser desenvolvido por mim exigirá muito empenho próprio, mas isso não me desanima, só me fortalece. Tenho certeza que superarei minhas expectativas e alcançarei meus objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário